Facebook Terça | 23 Janeiro 2018

Ano de Edição: 2007
Páginas: 74

Sobre o Livro
Com a morte do rei D. Fernando em 1383, o Tratado de Salvaterra de Magos estabelece que a Coroa de Portugal passaria a pertencer aos descendentes do Rei de Castela, passando a capital do Reino para Toledo. Depois de 2 anos de atribulações, o Rei de Castela invade Portugal em 8 de Julho de 1385 com um numeroso exército de 40.000 homens. Nuno Álvares Pereira tinha colocado os seus homens em posição de combate. A batalha era inevitável. Neste livro, magistralmente escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, encontram-se todas as histórias e as lendas que com elas se misturam contadas numa linguagem acessível ao público infantil e juvenil, de maneira a que todos aprendam o que foi a Batalha de Aljubarrota com precisão e diversão.

Sobre as autoras
Isabel Alçada nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Boston. Professora destacada no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação. Orientadora de História durante três anos. Técnica do Ministério da Educação para a Reforma do Ensino Secundário. Professora convidada pelo Instituto de Inovação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura para crianças e jovens portugueses. Foi professora do Ensino Preparatório e, atualmente, é docente na Escola Superior de Educação de Lisboa. É coautora de várias coleções e livros didáticos.

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora de Português e História no Ensino Preparatório desde 1969. Técnica de Gabinete do FAOJ durante dois anos. Professora destacada no Serviço de Ensino Básico e Secundário de Português no estrangeiro durante dois anos. Formadora de professores de História. Professora destacada no Instituto de Educação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura das crianças e jovens portugueses. É coautora de várias coleções e livros didáticos.

Título: Uma Viagem por Portugal Medieval contada aos Jovens
Autor: Pedro Gomes Barbosa
Ilustrações: Carlos Marques
Ano de Edição: 2008
Páginas: 25

Sobre o Livro
Partindo da conquista muçulmana da Península e da célebre “Reconquista”, falando de Reis, de Rainhas mas também das cidades, dos mosteiros, das feiras e do comércio, da vida no campo e das ordens militares, este é um livro onde se entra no mundo que parece de fantasia mas que foi bem real – Portugal Medieval. Amplamente ilustrado e informativo, apresenta-nos também como foi a crise da sucessão de D. Fernando ultrapassada pela célebre Batalha de
Aljubarrota e por um santo condestável de nome Nuno Álvares Pereira.

Sobre o autor
Pedro Gomes Barbosa é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nesta Faculdade é diretor do Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo “Alexandre Herculano”, subdiretor do Instituto de Estudos Árabe-Islâmicos “David Lopes”, coordenador do Mestrado em Estudos Regionais e Autárquicos e do Curso de Especialização em História e Ciências Militares. É docente dos seminários “História Militar Medieval” e “Conflitos e Ameaças no Mundo Contemporâneo” no Mestrado em História. Membro da Academia de Marinha e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Vice-presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação. Membro da Comissão Consultiva do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo. É atualmente membro do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa. As suas principais áreas de estudo são a História Medieval, História Militar e Segurança e Defesa.

Título: Livro-Puzzle "Batalha de Aljubarrota"
Ano de Edição: 2007
Páginas: 10

Sobre o Livro
Este livro destina-se a crianças dos 3 a 6 anos, onde, de uma forma simples e divertida, se conta um acontecimento importante da nossa História. Tem a particularidade de ser um «livro puzzle», o que estimula o sentido de observação dos pequenos leitores.