Facebook Quarta | 19 Setembro 2018
Oficinas

As oficinas criativas são uma oportunidade de desenvolver as capacidades de interpretação, expressão e a criatividade a partir de conteúdos históricos. Em cada uma espreita-se a batalha sob múltiplos olhares e no seu contexto medieval mais alargado: história, arte, sociedade, ciência, religião. Os desafios que o grupo enfrenta só poderão ser resolvidos quando todos puserem mãos à obra! Em três tempos criamos algo que permitirá recordar o que aprendemos em Aljubarrota.

Foto Oficina SE Brasões

Brasões aos milhões

Oficina de Heráldica

Destinatários:  1º e 2º anos

No campo de batalha, no meio de tantos soldados e armaduras, como se sabia quem atacar? Olhando para os brasões dos escudos e das bandeiras distinguiam-se os amigos dos adversários. E hoje, ainda há brasões? Claro que sim: individuais e de grupo! Nesta oficina de heráldica todos põem mãos à obra para criar novos e coloridos brasões.

Oficina scriptorium

Scriptorium

Oficina de iluminura medieval

Destinatários: 3º, 4º, 5º e 6º anos

Será que as crónicas são parecidas com os livros de hoje? Basta estarmos atentos às iluminuras que o CIBA mostra, bem como à assinatura do narrador do filme para vermos que há grandes diferenças. Estaremos depois preparados para ir ao scriptorium dos monges copistas e experimentar a caligrafia da época medieval.

Oficina arqueologia

O que se esconde sob os nossos pés?

Oficina de arqueologia

Destinatários: 3º, 4º, 5º e 6º anos

Na visita ao museu, vamos em busca de vestígios da batalha. Quem os descobriu e que instrumentos terá usado? Os arqueólogos são profissionais pacientes e cuidadosos. Uma martelada no sítio errado é o suficiente para apagar um pouco de história...Cuidado!

Foto Oficina SE Arqueiro ou Besteiro

Arco ou Besta: a caça na idade média

Oficina ao ar livre*

Destinatários: 4º, 5º, 6º anos

Porque é que na Batalha de Aljubarrota os arqueiros e os besteiros se posicionaram nas alas? E as munições que usavam seriam iguais? Qual voará mais longe? Depois de experimentar vão descobrir em que ala a vossa pontaria seria mais eficaz.

* Esta actividade depende da época do ano em que se realiza e, principalmente, das condições atmosféricas desse dia e dos anteriores.

Oficina Descobrir o PassadoDescobrir o passado no presente

Prova de Orientação no campo de batalha*

Destinatários; 4º, 5º, 6º anos

Será possível imaginar o outrora campo de batalha no local onde hoje está o CIBA? Ver o terreno de 1385 em 2015? Com esta actividade e partindo da resolução de desafios e reflexões, é possível identificar o passado no presente. O mesmo local, vários cenários.

Informações úteis para todas as Oficinas

Todas as Oficinas incluem uma visita ao Centro de Interpretação orientada para a temática em questão.

• Acesso: por marcação
  • Duração: 2h30 (inclui visita ao Centro)
  • Número de participantes: mínimo 15 e máximo 30 por grupo
  • Preço: Escolas €4/aluno // Grupos ATL €6/jovem (6-16 anos)