Facebook Terça | 23 Outubro 2018

Foto CIBA

Centro de Interpretação 1ª Posição Portuguesa

Foto CIBA - Primeira Posição

A história da batalha de Aljubarrota é narrada em pleno campo de batalha através de um espetáculo multimédia que transporta os visitantes para o século XIV.

As outras salas de exposição apresentam um diálogo entre factos, objetos e outros vestígios arqueológicos, bem como iconografia da época.

No exterior, espaço envolvente ao edifício, os visitantes devem procurar quatro óculos especiais- os cronotelescópios - para vislumbrar os soldados em combate.

No primeiro local escolhido por Nuno Álvares Pereira para travar o exército castelahno situa-se este núcleo museológico.

Três salas multimédia e uma vista panorâmica sobre o Mosteiro de Santa Maria da Vitória desmitstificam a construção do mesmo.

Tal como no CIBA também é feita uma viagem ao passado, mais concretamente aos estaleiros do Mosteiro, obra-prima da engenharia medieval e promessa do rei D. João I no campo de batalha.

Consultar horários: 244 480 062

Visitas Orientadas

V. Orientada

A atuação do Serviço Educativo promove a discussão e a partilha das experiência e opiniões de cada participante. Os técnicos do Serviço Educativo acompanham os grupos no interior e no exterior do edifício, facilitando a interpretação dos conteúdos através de um diálogo construtivo e do recurso a materiais de apoio específicos.

Para Escolas

Em concordância com o calendário escolar.

Horário: de 3ª a 6ª, às 10h, 11h, 14h e 15h
Acesso: por marcação
Duração: 1h45 a 2h (inclui o espectáculo multimédia/recriação histórica)
Nr. de participantes: mínimo 15, máximo 30 alunos por grupo

Preço: €3,50/aluno. Professores acompanhantes – gratuito (1 professor/10 alunos)

Exclusivamente para escolas, estão ainda disponíveis visitas autónomas, sem o acompanhamento do Serviço Educativo, por €2,50/aluno. Necessário marcação prévia.

Para Grupos Organizados - Visitas ao Campo

Um percurso acompanhado no exterior, visitando os fossos e “covas de lobo” do sistema defensivo português, as valas arqueológicas e a Capela mandada construir por Nuno Álvares Pereira. Finalmente “colocamos perguntas à paisagem" e percebemos as razões do desfecho da Batalha de Aljubarrota.

Horário: de 3ª a Domingo
Duração: 40 minutos
Número de participantes: mínimo 10, máximo 50 pessoas por grupo
Preço: €1/visita ao campo + entrada CIBA/pessoa (de acordo com preçário)

Visitas ao Campo: fins de semana e feriados

Horário: Sábados, Domingos e feriados, 10h45, 12h45 e 15h45.
Acesso: sem marcação, ingresso disponível na bilheteira
Duração: 40 minutos
Visita em Português

Preço: 1€/pessoa;

Gratuito no 1º domingo do mês

O CIBA reserva-se o direito de alterar a programação sem aviso prévio.

Visitas Temáticas

V. temática NAP monge

Nuno Álvares Pereira, o monge guerreiro

Visita jogo

Destinatários: 3º, 4º e 5º anos

Nuno Álvares Pereira era um soldado cheio de energia! Estava sempre a treinar: o corpo e a mente. Por isso era muito forte, muito inteligente e astuto. Também era um homem muito religioso e crente. Todas estas caraterísticas o tornaram num líder que todos os homens queriam seguir e em quem o Rei confiava plenamente.

Oficina visita-teatro_2018

Os nomes de Aljubarrota. E se eu fosse...?

Visita jogo

Destinatários: 4º e 5º anos

E se cada aluno pudesse entrar para dentro do livro de história e encarnar uma personagem? Através da expressão dramática, exploramos as dinâmicas que antecedem um espetáculo, de modo a preparar o corpo e a estimular os sentidos para uma representação individual e colectiva.

V. temática Fernão LopesFernão Lopes, « ora esguardae como se fosses presente»

Literatura Portuguesa

Destinatários: 10º

Escrever a verdade sem outra mistura foi vontade de Fernão Lopes quando iniciou a narração dos feitos de el-Rei D. João. Nesta visita folheamos a sua Crónica para encontrar essa simples verdade, acompanhada de inúmeras personagens do século XIV. Ao mesmo tempo deparamo-nos com recriações do ambiente de Lisboa sitiada, num cenário único.

Imagem promocional visita temática Camões a PessoaDe Camões a Pessoa, Aljubarrota nas entrelinhas

Literatura Portuguesa

Destinatários: ensino secundário

Revisitamos Os Lusíadas de Luís de Camões e a Mensagem de Fernando Pessoa para descobrir como Aljubarrota inspirou e uniu dois escritores separados por quatro séculos de história.

Informações úteis para todas as visitas temáticas
Horário: de 3ª a 6ª, às 10h e às 14h
Acesso: por marcação
Duração: 2h a 2h30 (inclui o espectáculo multimédia/recriação histórica)

Número de participantes: mínimo 15, máximo 30 alunos por grupo

Preço: €4/aluno. Professores acompanhantes – gratuito (1 professor/10 alunos)

Visitas Pré-escolar*

Imagem promocional visita pré-escolar oquestra da batalha

A Orquestra da Batalha

O nosso corpo é o melhor instrumento do mundo! Através de gestos e movimentos conseguimos criar e reproduzir sons, ruídos e silêncios. Isto é, se me abano, se rodopio, se tremo ou se suspiro, tudo se ouve, se vê e sente de forma diferente! Tendo o nosso corpo como instrumento musical vamos criar a orquestra da batalha.

Silêncio que se vai fazer barulho!

Imagem promocional visita pré-escolar ilustradores

Ilustradores da Batalha

Linhas, riscos e rabiscos: com o mesmo lápis se desenham alegria, tristeza, medo e coragem... Durante esta batalha as nuvens, os reis, as bandeiras, os comandantes, as pedras, os soldados, as flechas, as árvores, as toupeiras fizeram muitas caretas diferentes. Será que conseguimos desenhá-las? Claro quem sim! Tudo depende da dimensão da nossa criatividade, podemos usar só um lápis de cor ou uma caixa inteira.

Informações úteis:
Destinatários: a partir dos 3 anos
Horário: de 3ª a 6ª, às 10h e às 14h
Duração: 1h15 minutos
Número de participantes: mínimo 10, máximo 30 por grupo
Preço: €2/criança
* Pedagogicamente adequada à idade das crianças, estas actividades não compreendem o visionamento do filme-recriação.

Visita para público sénior

Imagem visita temática sénior

Memórias e estórias da nossa História

Destinatários: centros de convívio e centros de dia

A pensar nos maiores de 65 anos, uma visita especial de apelo aos sentidos e aos afectos. Os participantes vão sentir o património de Aljubarrota numa verdadeira sinestesia. A partilha de gestos, jogos e recordações há muito "guardados", a desconstrução de mitos e o urdir de novas histórias são alguns dos momentos desta visita. Para além da evocação de memórias, o intuito é realçar as capacidades de cada um sem recorrer a aparelhos desumanizados, e fazê-lo através de actividades simples que activam o corpo e a mente.

Horário: de 3ª a 6ª
Duração: 1h30 aprox.
Número de participantes: mínimo 10, máximo 25
Preço: €6/pessoa

» O que irei ver no interior?
» O que irei ver no exterior?