Facebook Sexta | 28 Abril 2017
Para fazer download do Flash Palyer, clique aqui.
Conteúdos Expositvos

A materialização do conceito de "edutainement", cumprindo simultaneamente objectivos de entretenimento e de educação relativamente ao acontecimento histórico da Batalha de Aljubarrota, concretiza-se em três espaços, onde se utilizam suportes expositivos distintos.


Primeiro Núcleo


 

O Espaço e o Tempo: o campo de Batalha e os tempos de revolução

A Vala arqueológica
No 1º núcleo, de acesso livre, exibe-se uma vala arqueológica que serve de ponto de partida para a visita. Este fosso faz parte do conjunto de vestígios do sistema defensivo da batalha e é o lugar indicado para a apresentação de uma contextualização temporal da Batalha de Aljubarrota e de informação específica sobre o terreno.

O Friso Cronológico
O visitante tem contacto directo com a materialidade do fosso, mas também com um Friso Cronológico que serve de enquadramento à Baixa Idade Média, com informação genérica e sucinta dos principais eventos que caracterizaram este período na Europa, com enfoque em Portugal e Castela e a crise de 1383-1385.


Segundo Núcleo


 

O espectáculo “A Batalha Real”
A visita prossegue no auditório para assistir ao filme/espectáculo sobre a batalha de Aljubarrota. No anfiteatro, os visitantes encontram um cenário montado à escala e a projecção panorâmica de um espectáculo multimédia com recurso às mais avançadas tecnologias e efeitos especiais.

O filme conjuga a pesquisa documental com a linguagem cinematográfica e multimédia para despertar na assistência o interesse por este episódio histórico. Incorpora diferentes leituras sobre a Batalha de Aljubarrota, numa perspectiva pluridisciplinar que procura dar uma visão global, fornecer pistas, despertar o interesse e a curiosidade no espectador, mas também sublinhar o carácter estratégico, a inteligência, liderança e força de vontade dos intervenientes.

- Classificação: maiores de 6 anos
- Tradução disponível em Inglês, Alemão, Francês, Castelhano, Japonês e Italiano.


Terceiro Núcleo


 

Domino - da morte de D. Fernando ao Tratado de Paz

 

 

Factos e Ficções 
O 3º núcleo é dedicado a muitas leituras e olhares sobre Aljubarrota, através dos diferentes tratamentos a nível científico e literário de que foi objecto.

A Arqueologia
Documentam-se as campanhas arqueológicas que desde os anos 50 do Séc. XX até à actualidade colocaram a descoberto o sistema defensivo de inspiração anglo-saxónica e a vala-ossário aberta no campo de batalha.

Os Ossos
Destaque para a surpreendente exposição de ossos de combatentes com sinais de lesões sofridas em combate. Esquemas e desenhos elucidam sobre o modo como as lesões podem ter ocorrido e como os cientistas conseguem essa leitura a partir de fragmentos. Tenta-se assim, através da análise dos vestígios reais da batalha campal, reconstruir parâmetros da “vida” e da ”morte” dos combatentes.

As Crónicas
Apresentam-se fontes iconográficas e documentais retiradas das narrativas de Fernão Lopes, Pedro Lopez de Ayala, Froissart e do Cronista Anónimo com retratos dos Cronistas, fac-similes das obras e imagens de scriptoria (gabinetes de escrita) medievais.

A História
Uma disposição inovadora de grandes peças de dominó inclinadas, que remetem para a ideia de uma sucessão de acontecimentos, ilustra a história que atravessa Aljubarrota, causas e consequências, terminando com os votos do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

A Táctica e o Armamento
Este sub-núcleo é uma exposição atractiva e didáctica sobre o armamento utilizado em Aljubarrota. Além da estratégia, tácticas, correlação de forças, itinerários, 1ª e 2ª posições, mostram-se esquemas de outras batalhas europeias inseridas na Guerra dos Cem Anos.

Perguntas Frequentes - FAQ
Tudo aquilo que ainda possa querer saber mais sobre a Batalha de Aljubarrota...

Deseja-se que após a visita aos núcleos de exposição e espectáculo multimédia, muitos se interessem por saber mais e sintam a necessidade e motivação para conhecer o campo situado em redor, e todos os locais onde ocorreram os acontecimentos mais marcantes da Batalha de Aljubarrota.

Boa visita!


Campo de São Jorge

- A visita ao Centro de Interpretação demora aproximadamente 50 minutos, não considerando o campo de batalha no exterior ou outras actividades.

© Fundação Batalha de Aljubarrota - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 120, São Jorge.
2480-062 Calvaria de Cima
Telefone: 244 480 060
Fax: 244 480 061